terça-feira, 3 de abril de 2012

Compras Online: A nova febre entre Brasileiros.


Atualmente, o E-Commerce, Comércio Virtual ou Mercado Eletrônico é o tipo de negócio que mais cresce no mundo inteiro e jovens empresas estão cada vez mais adquirindo um espaço maior no mercado.  É algo simples e que por isto está cada vez mais fidelizando compradores por sua praticidade e confiabilidade.

Esse tipo de negócio pode ser direcionado tanto para pessoas físicas quanto para pequenas, médias e grandes empresas. O Business to Business ou também conhecido como B2B, é a venda de uma determinada empresa para outra empresa por meio da internet.  Já a venda para o comprador final é considerado como Business to Consumer.

Vantagens

Pessoas que utilizam do Business to Consumer afirmam que o que mais lhes atraem para as compras online é que além da praticidade de não ter que sair de sua casa e passar horas andando e pesquisando melhores preços para o que deseja comprar, os preços geralmente são bem abaixo do mercado convencional. O advogado Luiz Cabral afirma que nas compras onlines, o que mais lhe agrada além da praticidade é a variedade de produtos, pois muitos ele não acharia nas lojas do país. “Boa parte das coisas que compro são equipamentos para competições de moto. O mercado nacional, apesar de ter bons produtos, tem um preço muito elevado ou muitos produtos simplesmente não existem no Brasil” afirma Luiz. Outra coisa que atrai bastante também é porque as compras nas lojas cibernéticas podem ser feitas à vista ou a prazo, como nas lojas do shopping, por exemplo. O pagamento à vista é realizado por depósito bancário ou débito em conta. “70% das minhas compras são feitas por cartão de crédito e 30% por depósito bancário” disse Luiz.

As promoções também são sempre melhores do que as da loja comum. “Compro bastante nas livrarias onlines, que além de possuírem um preço bastante justo, sempre possuem promoções que não encontramos no espaço físico nas lojas da mesma rede. Muitas vezes também não encontro o livro que quero e tenho que recorrer as compras online.” Afirma o estudante de Design Gráfico, Everson Silva.

A facilidade dos preços serem mais em conta se dá ao fato da loja não ter gastos com aluguel do espaço físico, já que os produtos podem ser guardados no galpão da loja e diminuição nos gastos com água, luz, funcionários e outros.

Para Empresas

As organizações que mais utilizam do serviço de Business do Business são os micro e pequenos empresários. Os donos das pequenas empresas se sentem atraídos pelas ofertas competitivas. Se ele deseja comprar o lote de determinado produto, ele coloca as especificações do que deseja e aguarda o contato das empresas.  A medida que os fornecedores vão colocando seus preços, a menor cotação é recebida sem o conhecimento da empresa de qual fez a oferta e apenas se alguma delas conseguirem melhorar o valor publicado, o site envia uma nota para o comprador informando que há uma nova cotação e assim vai até chegar ao melhor preço. Com isso, as empresas conseguem economizar geralmente entre 15 e 20% no valor sua compra, o que torna o comprador bem mais satisfeito porque economizou um dinheiro que poderá ser investido em outras coisas na sua empresa.

Por Lídia Nascimento
Fonte:revista ideias e negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário